Dás : ás : Horas
NOTÍCIA
NEGÓCIOS DO CAMPO: Juara vive hoje o I Fórum da Agricultura Familiar.
Levantar prioridades é o objetivo.
19/05/2017 ás 04:55:53
example1

A Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente abriu na manhã desta sexta-feira 19, o 1º Fórum Municipal da Agricultura Familiar. Além de proporcionar um dia diferente ao pequeno e médio produtor, o evento quer levantar os problemas e as dificuldades do setor produtivo e apresentar soluções para as situações apontadas pelos participantes.

Além dos técnicos da Secretaria de Agronegócio, o secretário da pasta organizou palestras sobre piscicultura , fruticultura e bovinocultura de leite.

Além das discussões acerca da agricultura familiar, também será disponibilizado assessoria quanto a empréstimos e demais financiamentos na rede bancária e cooperativas de crédito, principalmente com recursos do PRONAF e do FCO.

Nelson Fabrini, piscicultor da região de Itapaiúna, explicou como está investindo na cadeia produtiva do peixe. “Eu vendi carro, casa e gado e estou me dedicando ao peixe. Com recursos próprios instalei um mini frigorífico em minha propriedade, mas sei que nem todos podem fazer isso. É preciso linhas de créditos e para isso temos que documentar nossa propriedade. Vendo toda a minha produção aqui em Juara mesmo. A comercialização e o consumo de peixe está aumentando. É um negócio que dá certo” garante o produtor.

Outro pequeno produtor, Aloir Barbosa tem uma chácara perto da cidade e fala do seu negócio. “Eu tenho tanques de peixes e agora entro também no ramo de hortaliças. O pequeno produtor enfrenta uma situação que é a ausência de documentação de sua área. Assim fica impossível ele ter acesso a linhas de créditos, pois não tem como garantir a tomada de um empréstimo. Precisamos de apoio para arrumar esta situação e certamente vamos produzir mais” declarou ele.

A plantação de buxa tem uma boa expectativa de mercado. Em Tabaporã, um casal produz, industrializa e vende o produto na região. “O que falta para melhorar isso e obtermos mais renda é produção. Tem que haver incentivo para se plantar mais na região. É um produto natural e de muita aceitação e estamos satisfeitos com o negócio, que ainda é de fundo de quintal, porém agrega bastante” disseram os produtores que participam do fórum em Juara.

Empresas que também trabalham com equipamentos, máquinas e produtos agropecuários aproveitaram o espaço para apresentar as novidades do setor.

Os vereadores de Juara também estiveram na abertura do evento e destacaram a importância do fórum para debater as questões ligadas aos pequenos e médios produtores.

Fonte: Paulo Becker
Programação
|   Hoje
TV JUARA
08:00  
ENCONTRO COM OS SERRANOS NA TV
09:00  
NORTÃO DA SORTE
11:30  
BALANÇO GERAL
18:45  
CIDADE ALERTA JUARA
DIFUSORA AM 1140
05:00  
TAPERA DO BACANA
07:00  
SEMEANDO PAZ
07:00  
AVIVA JUARA
08:00  
DOMINGO AMPLITUDE
08:00  
MANHÃ 88
11:31  
CADEIA DA PRECE
Enquete
Site desenvolvido e Hospedado por: